quarta-feira, maio 17, 2006

Percepção da realidade...


Enviaram-me esta ilusão de óptica e achei que tinha muito a ver com alguns posts que tenho escrito ultimamente... a nossa falsa percepção da realidade, aqui ilustrada por imagens/côres.

A questão de base é a seguinte:
As cores dos quadrados "A" e "B" são iguais?

Na imagem de cima, 'parecem' claramente diferentes.
Na imagem de baixo, 'parecem' ser iguais.

CONCLUSÃO: Efectivamente, SÃO perfeitamente iguais!!!

---

EXPLICAÇÃO dada:

O cérebro esforça-se ao máximo para ver aqueles quadrados como eles deveriam ser... Um preto e outro branco... Não importa se eles são da mesma cor...

Os quadrados adjacentes dizem que eles tem que ter cores diferentes... E cérebro faz-nos ver a realidade assim... diferente...

Isto confere-nos maior precisão visual... é assim que conseguimos perceber mais detalhes em todas as paisagens que nos rodeiam dia-a-dia... mais contraste entre as cores...

E serve de pequena prova de que não importa o que está no mundo ao nosso redor... Mas sim como nós percebemos esse mundo!!

---

Nota: Como 'curioso' que sou, não acreditei à primeira que não tivessem alterado a côr dos quadrados duma imagem para a outra e fiz o 'teste do algodão', com a ferramenta Eyedroper do Photoshop (selecção de côr). Têm ambos exactamente o mesmo RGB (120, 120, 120), tanto na imagem de cima como na de baixo, ou seja, têm mesmo a mesma côr..


9 Comments:

At 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parece inacreditável mas é verdade, eu própria só acreditei depois de ver o "teste do algodão".
Se calhar é um aviso: temos que estar mais atentos à realidade e não nos deixarmos "enganar" pelo nosso cérebro (ele não faz por mal!!). As coincidências não existem

 
At 5:18 da tarde, Blogger MasterPeace Dude said...

Olá Sinny!
Bem-vinda/o (?) a este cantinho da blogesfera :)

"Parece" inacreditável, mesmo!
Também acho que 'ele não faz por mal' ;)

Acredito mesmo que muitas das vezes vejamos aquilo que precisamos ver... a realidade necessária para a nossa contínua evolução e desenvolvimento pessoal. Daí a inexistência de coincidências...

 
At 9:05 da manhã, Blogger MasterPeace Dude said...

Errr... "eu própria", bom, desculpa-me a falta de atenção, Sinny ;)

 
At 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é "temos que estar atentos à realidade":)

 
At 11:45 da manhã, Blogger MasterPeace Dude said...

:P

 
At 4:28 da tarde, Blogger Zorn John said...

Pera lá!... Tenho que ir ao Photoshop, venho já. Peço desculpa, não estou a duvidar de vocês, mas sim de mim. Já venho...

 
At 4:46 da tarde, Blogger MasterPeace Dude said...

Must see:
http://horto.blogspot.com/2006/05/do-absoluto.html

 
At 4:49 da tarde, Blogger Zorn John said...

!!! Pero Master!... Andamos a "ser" enganados?!? É mesmo 120, 120, 120, 120, catano! Mas o que é facto é que no de cima parecem cinzento claro e escuro!

 
At 11:26 da tarde, Blogger great (tiny) artists said...

incrivel! :D

 

Enviar um comentário

<< Home