quinta-feira, maio 18, 2006

A Cultura


Eu tinha ouvido esta história no âmbito da Gestão de Empresas, julgo que em Comportamento Organizacional, sobre Cultura de Empresa...

Agora, recuperei este relato num blog, em que "acusa" o 'Alberto' (não sei se da experiência ou apenas da frase da conclusão)... anyway, era esta a situação que me lembrei numa troca de comentários com o Dono da Loja, e que penso que tem a ver com o nosso "engalinhanço".

---

O que é a Cultura?

Numa experiência científica, alguns macacos são encarcerados numa jaula, onde uma banana pende do tecto, mesmo abaixo de um escadote.


Sempre que um dos macacos tenta chegar à banana subindo o escadote, um cientista que se encontra no laboratório aplica um violento banho de mangueira a todos os outros macacos na jaula.


A dada altura, sempre que um deles tenta subir à escada para alcançar a banana, leva uma tareia dos restantes.


Após algum tempo, um novo indivíduo é introduzido na comunidade, substituindo outro da população inicial.

Como é óbvio, ele tenta chegar à banana subindo a escada, pelo que sofre o castigo colectivo.

Depois de alguns dias, um novo membro é introduzido tal como o anterior, seguindo-se novo castigo colectivo, no qual participa entusiasticamente o último macaco que tinha sido castigado pelo grupo.

Depois de bastante tempo passado, já toda a população tinha sido substituída, sendo que nenhum deles alguma vez levou o banho aplicado à colónia original, embora continuassem a castigar os recém chegados.


Conclusão: É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito
Albert Einstein


2 Comments:

At 5:56 da tarde, Blogger Zorn John said...

Conclusão: O Artur Jorge tentou subir o escadote ao lado do Sá Pinto! ;D

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

lol!
Enfim, quanto ao post, é absolutamente impressionante. E realmente é engraçado compreender como em algumas coisas não somos assim tão diferentes dos símios (pelo menos as pessoas que nunca param para pensar um bocado nas razões porque fazem o que fazem).

 

Enviar um comentário

<< Home