Meditação, Ondas Cerebrais e Felicidade
Aconselho vivamente a meditação por variadíssimas razões... mas aqui fica mais uma...
---
Meditação, Ondas Cerebrais e Felicidade
O psicólogo Richard Davidson da universidade de Wisconsin em experimentação recente (???), comprovou de forma brilhante os efeitos da meditação no que tange a reestruturação de nossa massa cinzenta.
Embora as neurociencias digam que as conexões neurais do cérebro estabeleçam-se na infancia e assim se mantem durante toda a vida, os testes de Davidson comprovaram que a estrutura de nossa massa cinzenta pode ser alterada através de treinamento em um processo que podemos chamar de plasticidade cerebral.
Ou seja, Davidson queria provar que através de atividades puramente mentais poderia-se modificar o cérebro.
A maior atividade do cortex frontal esquerdo produz mais serenidade e cria uma maior capacidade de superar emoções negativas, ou seja, uma possibilidade maior de felicidade.
Davidson reuniu um grupo de monges budistas com milhares de horas de meditação e descobriu que o cortex frontal esquerdo destes tinham uma atividade muito maior do que o grupo de pessoas que nunca havia feito meditação.
Claro que choveram críticas dos cientistas dizendo que estes monges poderiam já ter propenção a este tipo de elaboração cerebral.
Foi dai que Davidson reuniu um grupo de 150 trabalhadores de uma empresa e deu a eles treinamento durante alguns meses de meditação.
De acordo com as medições do eletroencefalograma, a atividade do lobo frontal daqueles que participaram do treinamento deslocou-se da direita para a esquerda.
Isto refletiu no seu bem estar constante no relato dos participantes como diminuição de medos e um estado de espírito mais positivo.
Os que não tiveram treinamento não tiveram nenhuma alteração.
Ou seja, meditar é fundamental para o bem estar da alma e isto não é só dito pelos antigos monges mas hoje também pela ciencia.
Texto de Fernando Martins
6 Comments:
Dude, o problema é pensar que meditação é uma chinesice, cena pra monge tibetano and all the other clichés. De qq forma, acho que está mais ou menos aceite que a capacidade adaptativa do cérebro é uma realidade. Também se pensava que ir ao dentista com mentruação era mau, mas o melhor que dá nas notícias é que os mitos caem, abrimos a pestana e a perspectiva, e a saga continua...
Sim, tb aconcelho...
O problema é que, como disse o zorn, para uns é uma chinesice sem valor, pois nem entendem. Par aoutros é um meio optimo para alucinarem...
Mas, é MUITO BOM.
Muito bom! Mesmo!
Só quando fechamos os olhos para fora e paramos é que os abrimos verdadeiramente para dentro, e é quando tudo corre... flui, ... acontece!
Olá Soni@!
Sejas muito bem-vinda a esta esquina virtual!
Tb acho que é isso. É quando fechamos os olhos que conseguimos começar a "ver"... a tomar consciência da verdadeira realidade, que "realmente" nos permite fluiiiiiiir ;)
Felizmente, apesar de ainda ser uma chinesice meditar, muitos já o fazem sem ter noção concreta disso... como é o caso das meditações activas, por exemplo.
Uma das coisas que acho interessantes na meditação é o facto de nós nem sequer termos de fazer conscientemente ou de forma pré-programada... o "trabalho espiritual" (permitam que lhe chame assim) é sempre feito. Só temos de nos pôr "a jeito" :)
Mas acredito que o número de interessados em explorar estas técnicas de desenvolvimento pessoal tem vindo a aumentar significativamente.
Eu vou fazendo o que posso para "disseminar" o que acho serem "as coisas boas da vida" ;-))
E obrigado por isso, Master :))))
só keria avisar que o antónio é o meu namorado...portem-se bem!
João.
Enviar um comentário
<< Home