terça-feira, julho 18, 2006

Tao, tao...


"O Taoísta não tem ambição,
portanto nunca pode falhar.

Aquele que nunca falha,
tudo alcança.


Aquele que tudo alcança,
é todo-poderoso."

Desconhecido

6 Comments:

At 2:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não concordo com uma única frase.
Quem não tem ambição é, à partida, um falhado, aquele que nunca falha é aquele que nunca tenta e nunca aprende.
Aquele que tudo alcança não pode ser poderoso. Os poderosos são os que têm sempre algo a alcançar...
É uma opinião...

 
At 3:02 da tarde, Blogger MasterPeace Dude said...

Hmmm... sim, percebo o ponto de vista.

Penso que o que está aqui principalmente em causa são os significados de "ambição" e de "falha", pois de resto parece-me de lógica pura.

Começando pelo fim: o todo-poderoso alcança tudo aquilo que tem para alcançar continuamente na sua vida... apesar de estar certo que consegue, não deixa de _ter_ de o alcançar.

Em relação à "falha" e à "ambição", parece-me que se trata de um problema de "expectativas"... se não houver ambição, no sentido de expectativa face a um possível resultado, ou seja, se Não houver expectativas, tudo está certo, não corre mal, porque não existe ponto de comparação/julgamento... é tudo bom. Daí o "não falhar". Nunca se frustram expectativas.

Ainda assim, por princípio, concordo perfeitamente que nós aprendemos com os erros e que se não falhamos, não podemos aprender.

Esta frase surgiu numa apresentação da história e dos princípios do Tai-Chi-Chuan... confesso que ainda não me sinto à vontade com o tema... mas espero vir a descobrir qual é a técnica de aprendizagem do Taoísmo, pois segundo parece, não é por tentativa-erro... o que, por si, pode não ser totalmente descabido... but, please, tell me how do you do it ;)

Ainda ontem - num ritual de Trance Dance - aprendi algo que é um pouco difícil de expôr aqui, mas que basicamente evidencia que "tentar" não é produtivo. Tipo: "just do it or leave it!". Para já, não consigo explicar-me melhor... estamos a trabalhar nisso :D

 
At 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A verdade é que passamos a vida a errar e a repetir os mesmos erros...Diz qq coisa quando descobrires algo para remediar isto ;)

 
At 4:15 da tarde, Blogger MasterPeace Dude said...

Ehehehe... ;)

Em relação à repetição em si, daquilo que tenho "investigado" (se assim se pode chamar), para já, diria que é uma questão kármica.

Enquanto não nos consciencializarmos do nosso karma, ou seja, enquanto não conseguirmos ultrapassar esses "bloqueios" (sejam desta ou de outras vidas), a vida - portanto, nós, por intuição - obriga-nos (felizmente) a repetir o mesmo erro... água mole em pedra dura e tal...

A minha "investigação" vai no ponto de: como conseguir essa consciência? Como 'compreender' o meu karma? Como perguntar à alma: "Oh alma, onde é que tu estavas no 25 de Abril, hein?" :-))

Tenho lido, mas principalmente experimentado muitas coisas e daquilo que me apraz dizer para já: "Xamanismo - [15 : 0] - Outras formas de desenvolvimento espiritual" , no que diz respeito ao "Soul hunting".

O Xamanismo parece-me "acreditar" que o erro serve este propósito de evolução, mas "usa-o" de forma diferente. Como disse antes, ainda não consigo expôr... todavia, acho que é por aqui...

We'll keep in touch!

 
At 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

 
At 8:48 da manhã, Blogger MasterPeace Dude said...

Mr. Lopes, The Barman, seja muito bem-vindo a este blog!

Concordo perfeitamente com "ver as coisas pelo lado positivo" nos torna "poderosos". É isso que sinto!

Poderoso, não no sentido de "maior do que..." ou "mais do que...", mas num sentido - e aqui a palavra será mesmo esta - 'divino'... ou seja, de ser capaz de ser/fazer qualquer coisa a que me proponha, sem receio das minhas ("supostas") limitações ou bloqueios ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home